domingo, 17 de fevereiro de 2013

Como fazer um intercâmbio e complementar o seu currículo? Viagens ao exterior podem trazer a você novas experiências.

Sair do comum e conhecer o diferente: esta é uma das vantagens de viajar ao exterior e fazer intercâmbios. Em cada novo lugar que vai, ganha novas experiências e ainda pode complementar seu currículo fazendo um curso de inglês, por exemplo.
As possibilidades que uma viagem ao exterior traz são muitas e vão desde conhecimentos pessoais como profissionais. Tudo vai depender do quanto você está disposto a aproveitá-la ao máximo e como planeja todos os pontos importantes de sua estadia em outro país.
Partindo da pessoalidade, o simples fato de conhecer um país novo e estar em contato com uma cultura totalmente diferente já elimina preconceitos que possa ter e faz com que aprenda coisas que até então nunca imaginou existir. Ao mesmo tempo, a criatividade e o senso de sobrevivência em ficar algum tempo em um lugar desconhecido ficam aflorados, o que traz muitas vantagens de experiências inesquecíveis que levará na bagagem quando retornar ao Brasil.
Na questão profissional, o simples fato de mencionar que já morou ou fez um curso no exterior durante uma entrevista, independente do tempo, já o leva a ter uma vantagem competitiva sobre os demais candidatos a mesma vaga.
Porém, indo mais além no quesito trabalho, quando um currículo menciona um curso de inglês no exterior ou alguma faculdade, MBA e atualizações, quem não arregala os olhos para olhar mais um pouquinho? Com certeza, a responsável pela seleção dará preferência a um destes em uma pilha de vários documentos.
A dica é para mencionar no currículo somente os cursos mais importantes, deixando experiências profissionais ou demais cursos menos relevantes para serem ditos na entrevista oral para que não acumule muitas coisas no currículo também.
Desta forma, viajar para o exterior e fazer intercâmbios pode trazer benefícios tanto para sua vida pessoal como profissional, pois abre novos horizontes em ambos os aspectos de sua vida e gera sempre mais conhecimentos.
Lembre-se apenas de planejar sua viagem da melhor forma possível para que não haja contratempos e o sonho se torne pesadelo. Em vários países da Europa, por exemplo, o seguro de viagem é obrigatório e deve estar em sua lista de providências com a mesma importância de uma mala bem feita ou da reserva de passagens, por exemplo.
Depois de tudo planejado, é só aproveitar sua viagem ao exterior e voltar com diversas histórias para contar. Usufrua ao máximo dos momentos com uma cultura diferente e aprenda o máximo que puder.

Sobre o autor do texto: Guilherme da Luz é editor dos sites Cursodeingles.net e Faculdade.net

Nenhum comentário: